Top Ad unit 728 × 90

Últimas Posts

SmartPhone

Computação em Nuvem Vantagens e Desvantagens

A computação em nuvem (ou cloud computing, em inglês), que há algum tempo era apenas uma tendência, hoje é uma realidade. Essa tecnologia permite a realização tanto de tarefas básicas quanto das mais complexas na Internet. É possível criar documentos de texto, planilhas ou fazer a edição de imagens. O sistema que permite rodar aplicativos e utilitários em nuvem, também guarda os dados do usuário, dispensando o disco rígido do computador.
O termo "Cloud Computing" ou "Computação nas nuvens" vem se transformando em uma das maiores revoluções de TI.


O Conceito

Quando falamos de computação nas nuvens, estamos nos referindo a dados e aplicativos que rodam diretamente da web e por isso podem ser acessados a qualquer momento de qualquer lugar do mundo: basta uma boa conexão com a internet para desfrutar da computação nas nuvens.

A Nuvem e o Google

A Google é uma das empresas que mais investe em computação nas nuvens, pois há muito tempo vem oferecendo esta tecnologia a seus usuários, vamos pensar, geralmente quando ouvimos o nome Google, logo nos vem a cabeça “pesquisa”, mas se fizermos uma análise mais detalhada no Google encontramos o Gmail, Maps, Docs, Apps, Talk e muito mais.





  • Gmail – Talvez nem todas as pessoas que tem um email do Gmail saibam, mas possuem acesso à diversos serviços do Google, verifique a seleção da imagem abaixo, temos um exemplo de alguns serviços que podemos desfruta
  • Docs – Você não tem Word, Excel, Power Point ou outros aplicativos do Office? Não tem problema, com o Google Docs você tem tudo isso, e o melhor,  sem gastos com licença de  uso. Abaixo um exemplo do Spreadsheet ou Gerenciador de Planilha Eletrônica do Google.

Outra grande aposta do Google é o Google Drive, um HD Virtual, que foi lançado recentemente e conta com 5 GB de espaço gratuito para armazenamento de dados, o serviço é muito semelhante ao SkyDrive da Microsoft, e a Google possue espaço de armazenamento que supera 1 TB de espaço.

Microsoft nas Nuvens


Não poderíamos deixar de mencionar a Microsoft com os já conhecidos Messenger que possui além da versão instalada no computador a versão online dentro do próprio Hotmail e outro muito conhecido é o já citado SkyDrive, outro Hd Virtual que oferece 7 GB de espaço para armazenamento gratuito, você deve estar íntimo com essas  ferramentas, isso é computação nas  nuvens – e vai ser uma mão na roda!
Abaixo apresentamos  as  vantagens e as  desvantagens, confira:

Vantagens

• Disponibilidade - O usuário poderá acessar aplicações e dados de qualquer lugar e a qualquer hora.
• Escalabilidade – O usuário pode, a qualquer momento, aumentar ou diminuir os recursos alocados (memória, processamento e espaço de armazenamento) de acordo com suas necessidades.
• Economia – O usuário diminuirá seus gastos como por exemplo: infra-estrutura, equipamentos, licenças de uso de software, energia elétrica e manutenção de equipamentos.

Desvantagens

• Sendo a computação em nuvem uma forma de centralizar aplicações e armazenar dados, há uma grande preocupação no que diz respeito à segurança e privacidade. Ao utilizar o sistema, o usuário entrega seus dados e informações importantes aos cuidados de outra empresa, o que para muitos é uma questão bastante complicada, causa uma sensação de vulnerabilidade.

• A privacidade pode ser comprometida já que um cliente pode se logar de qualquer local e acessar aplicações. Para este fim, as empresas que fornecem os serviços da computação em nuvem estudam uma forma de proteção, como técnicas de autenticação (usuário e senha); outra forma é empregar um formato de autorização por níveis de permissões, onde cada usuário acessa somente o que lhe é permitido.

Assista este sobre o assunto:


Computação em Nuvem Vantagens e Desvantagens Reviewed by Unknown on 14:11 Rating: 5

1 comentário:

All Rights Reserved by Todo Sobre Informática - em Tecnologia Em Geral © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.